quinta-feira, 23 de julho de 2009

Janelas

Janela um: Uma grande avenida de uma cidade feia. Milhões de árvores arrancadas no canteiro central. Sobram troncos. Um senhor que coloca uma cruz de madeira, feita por ele mesmo, em cada tronco – ou cada resto de árvore. Ele jamais foi à Igreja e também não sabe quem é Deus. Entende de madeira. Coisas feito dela.

Janela dois: Uma praça que dizem causar liberdade nos outros. Uma senhora gorda leva seu passarinho para passear. O passarinho dentro da gaiola, amarelinho, cor de vida inventada. A senhora carrega a gaiola para todos os cantos da praça, conversa com o bichinho, silencia, coloca-o próximo das árvores. Caminha até o chafariz, posiciona a gaiola de acordo com o lado em que a água atinge. O passarinho nada.

Janela três: Um homem sozinho que escreve letras de música. Nunca tocou um instrumento e também não conhece muitas canções. Nas letras que escreve têm um pouco de saudade, de abandono, de desejo, de sonhos, sonhos, sonhos. Ama uma mulher que não cabe em melodias. O homem cantarola em silêncio lamentos de um amor não vivido.

Janela quatro: Um senhor que gosta de ficar na porta do teatro escutando rádio. Jamais foi ao teatro e também não tem muita curiosidade, prefere mesmo é acompanhar a pressa das pessoas que entram e saem dali. Gosta de relacionar cada pessoa à alguma canção que escuta no rádio (mas isso ele não conta pra ninguém). Já foi convidado para vários espetáculos, nunca quis. Diz que tem taquicardia e não suporta locais fechados.

2 comentários:

suja de piche disse...

Janela cinco: um jardim de margaridas de papel. em cada pétala está escrito uma palavra que forma um verso em cada flor. quem os escreve é uma menina com olhos furta-cor e por isso vê o mundo em tons de arco-íris. tem um coração suave e livre. não sabe que o que escreve pode transformar a vida das pessoas que a lê. assim, distraída, não sabe que faz revolução. cada vez que nasce uma nova margarida escreve em suas pétalas-páginas mais e mais palavras fazendo desse jardim um poema de amor. ela ainda não sabe que seu nome é poesia!

bjs!:]

fortaleza furta-cor disse...

Janela seis: uma manhã de domingo e uma surpresa. Palavras belíssimas que dão furta-cor ao dia que aos poucos se instaura. Comentários especiais que enchem de alegria e fazem mais vontade de escrever. Uma palavra: obrigada!